O primeiro passo é identificar qual perfil de tratamento melhor se enquadra ao paciente. Para isso, uma equipe composta por um psicólogo e um assistente social vai até a residência do paciente, aplica um questionário e faz uma entrevista com ele e com seus familiares. Após a avaliação destes dados, é possível estabelecer a categoria a qual o paciente se enquadra, e definir as linhas de tratamento.
A Única propõe um tratamento inovador com maior aproximação sócio-familiar, evitando as constantes internações e recaídas. Como o paciente estará em um ambiente conhecido, poderá se sentir mais confortável para seguir com o tratamento indicado. Além disso, diferente de um home care, a empresa não foca apenas no doente, todo o contexto familiar é envolvido no cuidado e na terapia, desenvolvendo juntos uma terapêutica individualizada e personalizada.
Caso ocorra a necessidade de internação, a Única fará o acompanhamento do paciente quinzenalmente na instituição em que ele estiver internado, avaliando com sua equipe médica e psicológica a necessidade de sua permanência. Isto assegura que ele permaneça internado somente se necessitar, retornando ao ambiente doméstico ao receber alta, para prosseguir e finalizar o tratamento proposto.