Grupo de transtornos nos quais uma ansiedade é desencadeada exclusiva ou essencialmente por situações que nitidamente não apresentam perigo real. As preocupações podem estar centradas sobre sintomas individuais, tais como palpitações ou uma impressão de desmaio, e frequentemente se associam com medo de morrer, perda do autocontrole ou de ficar louco.
Transtorno Neurótico e por Stress
Transtornos fóbico-ansiosos
- 1Agorafobia
Fobias relativas ao medo de deixar seu domicílio, medo de lojas, de multidões e de locais públicos, ou medo de viajar sozinho em trem, ônibus ou avião. A presença de um transtorno de pânico é freqüente no curso dos episódios atuais ou anteriores de agorafobia.
- 2Fobias sociais
Medo de ser exposto à observação atenta de outrem, evitando situações sociais. As fobias sociais graves se acompanham habitualmente de uma perda da auto-estima e de um medo de ser criticado. As fobias sociais podem se manifestar por rubor, tremor das mãos, náuseas ou desejo urgente de urinar, sendo que o paciente por vezes está convencido de que uma ou outras destas manifestações secundárias constitui seu problema primário. Os sintomas podem evoluir para um ataque de pânico.
- 3Fobias específicas (isoladas)
Fobias limitadas a situações altamente específicas, tais como proximidade de determinados animais, locais elevados, trovões, escuridão, viagens de avião, espaços fechados, utilização de banheiros públicos, ingestão de determinados alimentos, cuidados odontológicos, ver sangue ou ferimentos. Ainda que a situação desencadeante seja inofensiva, o contato com ela pode desencadear um estado de pânico como na agorafobia ou fobia social.
Transtorno obsessivo-compulsivo
Esse transtorno é caracterizado essencialmente por ideias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes. Essas ações e comportamentos ou atividades repetitivas não geram nenhum tipo de prazer direto. Esse comportamento compulsivo tem por finalidade prevenir algum evento objetivamente improvável, frequentemente implicando dano ao sujeito ou causado por ele. O transtorno se acompanha quase sempre de ansiedade, que se agrava quando o sujeito tenta resistir à sua atividade compulsiva.